Corrida da magreza



Páginas

quarta-feira, 12 de maio de 2010

O mesmo fogo que amolece a manteiga endurece o ovo

Foto por Barney Stevenson
Foto por mikie t


Ando aqui às voltas com a relatividade das coisas.
Hoje comemorando um mês de dieta e 5kgs a menos, me assombro diante do mundo que não é em si. O mundo que vejo e com o qual interajo depende do meu olhar, meu estado de espírito, minha fome, hehehe.
Aliás, "não faça compras de supermercado com fome" tem tudo a ver com isso..
E essa crença de que cada pessoa enfrenta e responde a uma experiência diferente e única com o ambiente foi bem formulada pelo psicólogo histórico Gordon Allport : "O mesmo fogo que derrete a manteiga endurece o ovo".
O determinismo estrutural, colocado pelo Maturana, fica bem claro aí também.
Não vemos o mundo como ele é, vemos o mundo como somos, dizia Anaïs Nin.
Então, nesse lugar light em que me encontro agora, vivo uma vida onde o poder anteriormente investido nos doces, tortas, e carbos "do mal" em geral d e s a p a r e c e u.. Dissolveu-se numa proteção emocional cognitiva que eu eregi desde que comecei a dietar. O mundo mudou? Claro que sim, mas algumas coisas se conservam: O endereço da padaria, a receita da quiche, a embalagem pink do bombom.. Só que agora essas coisas não tem o mesmo valor prá mim, que as olho de um lugar mais distante, mais inteiro e menos carente. 


Beijos filosóficos!

3 comentários:

  1. Olá!
    Sou aluna da Curves e peguei o seu site por lá!
    É muito legal ver a sua força de vontade e sua garra para emagrecer mais!
    5 kilos é bastante coisa! Quando perdi isso, há um mês atrás, acho que relaxei! Parabéns pelo seu empenho e espero que você consiga atingir seu objetivo.
    Beijos, Ca

    ResponderExcluir
  2. Oi Ca,
    Obrigada pela visita e vamos em frente!
    Relaxar é bom, retomar é melhor ainda, hehe.
    Coragem,anime-se e vamos juntas!
    Estou adorando a Curves.
    Bjs,
    Mafeteco

    ResponderExcluir
  3. Muito bem dito, dona Fer.
    Adoro Anaïs (li coisas dela que até Deus duvida...) rs
    Don't leave me this way.
    Escreve aqui de vez em quando, né?
    Alguém mais tem que filosoFER comigo.
    Ora bolas! rs

    Beijos

    ResponderExcluir