Corrida da magreza



Páginas

domingo, 18 de abril de 2010

A diferença entre controle e maestria


Qual a diferença entre controle e maestria?
Sinto que controle tem a ver com fora e maestria tem a ver com dentro.
Queremos controlar o meio, o ambiente, o contexto. Queremos saber o que vai acontecer, que as váriáveis sejam previsíveis, que o planejado aconteça como planejado. Isso é controle. E vamos combinar, é impossível.

Não temos controle nem sobre o que sentimos nem pensamos, imagine sobre o que está fora de nós. Só temos controle sobre nossas ações, e aí vem a maestria. Saber que tudo que acontece comigo é de minha única e exclusiva responsabilidade. Quando decido conservar ou largar algo em minha vida arco com as consequências.

Como se eu fosse uma orquestra e também o maestro. Eu decido a que vozes ouço, a que desejos atendo. E isso basta. Bem colocada dentro de mim mesma, estou pronta prá lidar com o que quer que seja que venha de fora. E isso, para vencer um vício é fundamental. Construir dentro de mim um novo lugar, light.

E amanhã tem mais!
Bjs!

Foto por Manuel Sagredo

2 comentários:

  1. Fer atendendo ao seu pedido vindo de emails recebidos seguem meus comentários:
    emagreci 8 kilos no primeiro semestre do ano passado. Como? Algumas intervenções estéticas (drenagem linfática é ótimo), tomei o chá verde da Erba Life, diminui quantde de todas as comidas e o tamanho dos pratos, copos, etc(comia de tudo que sempre comi pela metade, e a cada 3 horas beliscava uma coisinha que não fosse doces e pães). Eu estava sofrendo por amor (isso ajudou também, me tirou completamente a fome e chegou a me trazer alguns dias de insonia). Hoje me sinto muito bem, leve, é fácil comprar roupas, etc. Mas o grande objetivo que era ficar mais bonita eu não sei direito se atingi. Percebi que fiquei vulnerável aos comentários de espanto vindo das pessoas. Alguns comentários me gatilhavam uma certeza de que minha aparência ficou mesmo melhor assim como por exemplo: Puxa, Fa, como você conseguiu emagrecer assim? Você, está ótima! Como faço para ficar assim? Outros comentários eram muito gentis mas tinham duplo sentido e eu não sabia direito o que passava: nossa, o que aconteceu com você? você está outra pessoa. Está querendo virar modelo? Puxa, que transformação! Mais ouvi coisas horríveis também do tipo: Nossa vc está horrível. não tem bunda, não tem peito. Credo vc tem que engordar uns dois quilos pelo menos. Você está doente? Você está parecendo anorexica. Ou ainda: agora estou falando como homem. Você está magra demais. Os homens não vão te querer. Chegou um ponto que comecei a ter vergonha do meu corpo e de usar alguns tipos de roupa. Toda vez que cismava que uma roupa me deixava mais magra ainda não conseguia usar. E a me flagrar olhando as gordinhas, apreciando a beleza das gordinhas e pensando se não é mais bonito mesmo ser mais gorda e me perguntando se eu não deveria engordar tudo de novo. Enfim, aos poucos fui descobrindo o quanto tudo isso é relativo e o quanto preciso cuidar do meu "mundo interior" "auto estima", etc. AParece que a sensação de beleza não está no corpo mas em algo mais profundo dentro da gente, na alma. Beleza está nos gestos, nos valores, na atitude, a beleza está em como eu me movimento no mundo. mais do que engordar ou emagrecer, precisamos primeiro curar as nossas distorções no AMAR, no AMOR próprio. Após isso o resto é perfumaria. Sucesso interior e exterior no seu caminhar. Um grade beijo pra você, Fátima

    ResponderExcluir
  2. Seu comentário mexe comiga, Fá.
    Primeiro pelo volume, massivo, depois pq eu sinto como uma avalanche de emoções muito intensas em estado bruto. No fim achei engraçado!
    Mas é isso mesmo, construir um lugar onde temos poder a amor sobre nós mesmas é o grande desafio. Obrigada pela visita e franqueza!<3
    Bjs,

    ResponderExcluir